Autismo e Tangram
A
filosofia do tangram é que um todo é divisível em partes, as quais podem ser
reorganizadas num todo, como a própria concepção de Malba Tahan sobre a
matemática. Podemos dizer que o autismo também se assemelha com esta regra do
tangram, que devemos conhecer todas as particularidades (partes) da pessoa com
autismo, para entendê-lo como um todo seguindo a regra do respeito.
O
Tangram é extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e
geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais. Também
desenvolve a coordenação motora fina.
Esse recurso poderá ser
utilizado por alunos em diferentes idades considerando a maturidade
cronológica, grau de interesses e o nível de conhecimento de cada educando, que
por sua vez são relativos. Este deve estar presente na sala de recursos, na
sala comum. A ideia é fazer com que o aluno com autismo
consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras
vias do conhecimento.
A
intervenção do professor do
AEE pode variar de acordo
com as respostas do aluno e com a compreensão da atividade que
irá trabalhar e desenvolver as habilidades e competências.
Para auxiliar o nosso aluno autista a desenvolver tais competências, pode-se confeccionar o tangram utilizando EVA e papelão, faz-se os moldes com papelão e cola-se o EVA nos dois lados, conforme imagem ao lado.
Essas peças vão ser usadas como encaixe de uma
base também feita com EVA para cada figura (ver figuras abaixo). Como você pode
observar foi usado só duas cores para evitar desatenção. Este modelo de atividade com encaixes facilita muito o
trabalho, principalmente para quem tem dificuldades na coordenação motora.
Dentro do molde tem o lugar identificado para cada peça. Para cada nível de
aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado.
REFERÊNCIAS
Autismo. Disponível em: http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/05/caderno-pedagc3b3gico-autismo-com-sugestc3b5es-de-atividades-jogos-e-ilustrac3a7c3b5es.pdf
Autismo e Tangram - Atividade Pedagógica. Disponível em: http://www.autismonoamazonas.com/2010/06/autismo-x-tangram-atividade-pedagogica.html
Parabéns. Por meio do jogo e brincadeiras as crianças com TEA, irão se desenvolver socialmente, estabelecendo a comunicação, a interação e suas relações com a vida real. Excelente proposta de atividade.
ResponderExcluirAdorei ver essa sua sugestão do uso do Tangram para pessoa com TEA. Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirEstefania, o tangram é um jogo riquíssimo, são muitas as possibilidades para trabalhar com ele. Ótimo recurso.
ResponderExcluirComo é ótimo essa essa sua atividade Estefânia, eu amo matemática e motivar e espertar como montar o tangram é um grande desfio para pessoas com TEA. Parabéns pela sua postagem.
ResponderExcluir