quarta-feira, 16 de outubro de 2013

JOGOS E ATIVIDADES – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Para Kishimoto (2003), a construção do conhecimento por um aluno com deficiência intelectual é mais complexa, portanto, os profissionais da área educacional devem valorizar a prática lúdica, entendendo que o jogo pode ser um grande aliado no ato de ensinar de forma vivencial, pois desde os primeiros anos de vida, os jogos e as brincadeiras são nossos mediadores na relação com o mundo. O educador, ao desenvolver sua prática pedagógica empregando o lúdico com crianças deficientes intelectuais, precisa entender que todo esse processo irá contribuir para o desenvolvimento do seu potencial, mas somente se houver estimulação adequada.
O desenvolvimento de uma criança com deficiência intelectual, por meio de atividades lúdicas, irá contribuir para sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas e seu raciocínio criativo, pois os jogos em geral tornam-se um momento rico de relações interpessoais, pois é no brincar que elas demonstram seu entendimento do mundo real, expressam seus sentimentos, sendo uma atividade fundamental para seu desenvolvimento.
Zonta, A. P. A., Mesquita, D. M. B., da Silva, M. J., & Brassal, M. H. G. IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.


                          
O Jogo da Memória Visual é um dos jogos mais divertidos e importantes para o desenvolvimento mental das crianças.  É a capacidade de olhar para uma forma, objeto, número ou letra e lembrar-se dela. Esta é uma habilidade importante que é necessário com toda a aprendizagem e é afetada pela atenção, concentração e capacidade de observação. Crianças com dificuldade de memória visual  costumam ter problemas leitura e escrita.
                              




ATIVIDADES DE MEMÓRIA VISUAL

Ø  Mostrar objetos, fotos, brinquedos, blocos coloridos, etc por alguns segundos, remover e depois perguntar o objeto retirado

Ø  Desenhar uma letra, palavra ou forma e pedir a criança para copiar depois de ter sido removido.

Ø  Mostrar um grupo de gravuras para a criança de 3 a 8 segundos. Cobri-los ,remover uma ou duas gravuras do grupo e depois perguntar o nome dos objetos retirados.

Ø  Pedir a criança olhar para uma imagem, em seguida, removê-lo e tê-la descrever os detalhes.

Ø  Jogo de Memória.




2 comentários:

  1. Estefânia, o jogo é uma ótima opção para trabalhar os mecanismos de aprendizagem e esta é função do AEE. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Estefânia o jogo trabalha o desenvolvimento global e social da criança, gostei !!!

    ResponderExcluir