REFLEXÃO
SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DO AEE
O
acompanhamento do AEE se organiza a partir de um plano de atendimento
educacional especializado que o professor deve elaborar com base nas
informações obtidas sobre o aluno e a problemática vivenciada por ele através
do estudo de caso. É
de grande importância à realização desse estudo de caso, que
nos impulsiona para o plano de AEE, como forma de garantir a constituição de
uma ação educacional, tanto para o professor do AEE, para o regente, pedagogos
e coordenadores, que juntos irão debruçar sobre os objetivos,
a metodologia e os recursos humanos e materiais, como a (re) avaliação assegurando
ações necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem e atendimento às
necessidades especifica do aluno em questão.
De posse de todas as informações sobre o aluno, bem como dos recursos
disponíveis na sala de aula, na escola, na família e na comunidade, o professor
do AEE elabora seu plano.
Para
elaborar o plano, o professor mobiliza os diferentes recursos disponíveis e faz
uma articulação com o professor do ensino comum. O professor do AEE prevê um
determinado período para o desenvolvimento do seu plano, ao término do qual ele
fará uma avaliação no sentido de redimensionar suas ações em relação ao
acompanhamento do aluno. O acompanhamento é, essencialmente, o desenvolvimento
e a avaliação do plano de AEE.
No
AEE, o professor necessita primeiramente conhecer os objetivos educacionais
propostos pelo professor da sala comum, observar o aluno na realização das
atividades e identificar as BARREIRAS que limitam ou impeçam a sua
participação. Onde os objetivos traçados no plano de AEE se referem à superação
destas BARREIRAS identificadas no processo de avaliação.
No
AEE avaliaremos o quanto o aluno se apropriou de determinado recurso e se
tornou competente na sua utilização. Na sala de aula, avaliaremos se os
recursos propostos pelo AEE possibilitaram ao aluno atingir os objetivos
escolares propostos pelo professor da classe comum.
Oi Estefânia! Seu texto está muito bom você relatou de forma verdadeira o que lhe foi solicitado, principalmente quando você fala do trabalho do professor do do AEE,mas não sei porque você não conseguiu finalizar o texto senti falta da complementação. Um grande abraço.
ResponderExcluirOi Ana Lice!
ExcluirObrigada pela observação,realmente faltou finalizar o texto, deixei de selecionar essa parte e enviar.Valeu!
Abraços!
Olá, Estefânia! Ser professor de AEE é um grande desafio na escola onde nem sempre estar aberta às diferenças. Além do trabalho que desenvolve na SRM o professor de AEE é o grande articulador dentro da escola na construção de um espaço inclusivo. Quantas barreiras impedem o aluno com deficiência de avançar em seu desempenho escolar?
ResponderExcluirEstefânia, gostei das suas reflexões, observando o que o professor precisa, para a utilização dos recursos adequados às necessidades de cada aluno, ultrapassando as barreiras e atingindo os objetivos propostos.
ResponderExcluirUm abraço, Carminha.