sábado, 3 de agosto de 2013

Reflexão sobre o papel do professor do AEE


REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DO AEE

        O papel do professor do AEE na escola e na sala de SRM é atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o atendimento educacional especializado; atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo; promover as condições de inclusão desses alunos em todas as atividades da escola; orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional; informar a comunidade escolar a cerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional; participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades especiais dos alunos; preparar material específico para o uso dos alunos na sala de recursos; orientar a elaboração de material didático-pedagógico que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular; indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade e articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.
O acompanhamento do AEE se organiza a partir de um plano de atendimento educacional especializado que o professor deve elaborar com base nas informações obtidas sobre o aluno e a problemática vivenciada por ele através do estudo de caso. É de grande  importância à realização desse estudo de caso, que nos impulsiona para o plano de AEE, como forma de garantir a constituição de uma ação educacional, tanto para o professor do AEE, para o regente, pedagogos e coordenadores, que juntos irão debruçar sobre os objetivos, a metodologia e os recursos humanos e materiais, como a (re) avaliação  assegurando ações necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem e atendimento às necessidades especifica do aluno em questão. De posse de todas as informações sobre o aluno, bem como dos recursos disponíveis na sala de aula, na escola, na família e na comunidade, o professor do AEE elabora seu plano.
Para elaborar o plano, o professor mobiliza os diferentes recursos disponíveis e faz uma articulação com o professor do ensino comum. O professor do AEE prevê um determinado período para o desenvolvimento do seu plano, ao término do qual ele fará uma avaliação no sentido de redimensionar suas ações em relação ao acompanhamento do aluno. O acompanhamento é, essencialmente, o desenvolvimento e a avaliação do plano de AEE.
No AEE, o professor necessita primeiramente conhecer os objetivos educacionais propostos pelo professor da sala comum, observar o aluno na realização das atividades e identificar as BARREIRAS que limitam ou impeçam a sua participação. Onde os objetivos traçados no plano de AEE se referem à superação destas BARREIRAS identificadas no processo de avaliação.
No AEE avaliaremos o quanto o aluno se apropriou de determinado recurso e se tornou competente na sua utilização. Na sala de aula, avaliaremos se os recursos propostos pelo AEE possibilitaram ao aluno atingir os objetivos escolares propostos pelo professor da classe comum.


4 comentários:

  1. Oi Estefânia! Seu texto está muito bom você relatou de forma verdadeira o que lhe foi solicitado, principalmente quando você fala do trabalho do professor do do AEE,mas não sei porque você não conseguiu finalizar o texto senti falta da complementação. Um grande abraço.

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    1. Oi Ana Lice!
      Obrigada pela observação,realmente faltou finalizar o texto, deixei de selecionar essa parte e enviar.Valeu!
      Abraços!

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  2. Olá, Estefânia! Ser professor de AEE é um grande desafio na escola onde nem sempre estar aberta às diferenças. Além do trabalho que desenvolve na SRM o professor de AEE é o grande articulador dentro da escola na construção de um espaço inclusivo. Quantas barreiras impedem o aluno com deficiência de avançar em seu desempenho escolar?

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  3. Estefânia, gostei das suas reflexões, observando o que o professor precisa, para a utilização dos recursos adequados às necessidades de cada aluno, ultrapassando as barreiras e atingindo os objetivos propostos.
    Um abraço, Carminha.

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