sábado, 30 de novembro de 2013

                                               Descrição e  Audiodescrição



Reprodução da audiodescrição da imagem "O Violeiro", pintada por José Ferraz de Almeida Júnior em 1899. A audiodescrição abaixo foi feita por Ernani Nunes Ribeiro, e publicada na edição 02 da Revista Brasileira de Tradução Visual, em 2010. Convido você a primeiramente ler as notas proemias e depois a audiodescrição. Ao terminar a leitura observe  a imagem abaixo.


"O Violeiro" - José Ferraz de Almeida Júnior, 1899

Notas Proemias: Reconhecido por pintar pessoas simples do cotidiano do interior de São Paulo José Ferraz de Almeida Junior (1850-1899), ilustra a capa do volume II da Revista Brasileira de Tradução Visual, tanto como homenagem aquele pintor, quanto como um exemplo de audiodescrição aplicada às imagens estáticas.

Audiodescrição: Sentado no batente de uma janela de uma casa de sapê um homem branco toca viola. Do batente para cima a parede está rebocada e pintada com cor amarela. Do batente para baixo vê-se estrutura de barro e madeira comum as casas de pau-a-pique. O violeiro está com as costas apoiada no umbral esquerdo da janela, usa um chapéu marrom cuja parte frontal da aba esta dobrada para cima enquanto a atrás, a aba esta dobrada para baixo. Ele veste uma camisa xadrez em tons de cinza e branco e calça clara.  Do lado de fora da casa, em pé, uma mulher está encostada no umbral direito da janela. A mulher, com cabelo preto preso em coque, está com o rosto olhando para a direita, em direção às mãos do violeiro. Ela esta com os lábios entreabertos. A mulher veste uma blusa vermelha comprida que cobre parte de uma saia marrom. A blusa tem bolinhas brancas e mangas largas e longas cobrindo a metade do antebraço. Ao pescoço, a mulher trás um lenço branco com listras vermelhas. Com a mão direita segura uma extremidade do lenço e com a outra, segura a extremidade esquerda. 


Temos como importantes características da descrição de imagens, a tradução 

em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, 

cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a 

respeito. Esta descrição deve contemplar os seguintes requisitos: 

1. Identificar o sujeito, objeto ou cena a ser descrita - O que/quem; 

2. Localizar o sujeito, objeto ou cena a ser descrita Onde; 

3. Empregar adjetivos para qualificar o sujeito, objeto ou cena da descrição Como; 

4. Empregar verbos para descrever a ação e advérbio para: 

- Descrever as circunstâncias da ação - Faz o que/como; 

- Utilizar o advérbio para referenciar o tempo em que ocorre a ação - Quando; 

5. Identificar os diversos enquadramentos da imagem


O uso pedagógico da atividade da audiodescrição, implica:

• proporcionar que alunos com deficiência  Visual tenham acesso aos conteúdos escolares, no mesmo tempo em que o restante da turma; 

• minimizar ou eliminar as barreiras presentes nos meios de comunicação que se interponham ao acesso à 
educação, tais como aquelas presentes no acesso a materiais bibliográficos, imagens e vídeos;  

• favorecer o acesso a atividades lúdicas como as historia em quadrinhos , visando trabalhar conceitos, personagens, compreensão, interpretação e produção textual através das descrições






(RIBEIRO, Ernani Nunes. A IMAGEM NA RELAÇÃO DE EXPRESSÃO COM O TEXTO ESCRITO).
Fonte: Inclusão em Debate