terça-feira, 28 de maio de 2013


Eu, tu, ele... seres em construção!

Que bom que tenho consciência

Do ser que sou, fragmentado
Alguém sempre em construção
Imperfeito, incompleto, inacabado


Que bom que tenho consciência
Que o crescimento é parcelado
E que quanto mais eu aprendo
Nunca estou, por completo, "terminado"


Que bom que a mim é dado
A oportunidade de corrigir, de ser reciclado
De investir no que acho que está certo
E corrigir, tentar mudar o que está errado

Que bom que a mim é dado
A oportunidade de ser renovado!...

Mena Moreira





quinta-feira, 23 de maio de 2013

EAD Vídeos sobre Tecnologia

O vídeo Help Desk na Idade Média nos mostra o medo de enfrentar o novo, das mudanças, de se perder. É comum nos depararmos com situações semelhantes a essa, portanto é necessário ter coragem para desafiar o novo. Muitas vezes, perdemos oportunidades por não termos atitudes desafiadoras. Isso já não acontece com o vídeo do Rafinha 2.0, pois a tecnologia invadiu e dominou a geração de agora e para conseguirmos acompanhar essa geração precisamos de muito estudo, dedicação, curiosidade e habilidade em aprender a explorar de forma criativa a tecnologia. 
Vale a pena assistir e refletir aos vídeos abaixo selecionados é interessante e nos mostram o mundo da tecnologia.

  •  Help Desk na Idade Média

http://www.youtube.com/watch?v=IJq-x2Vrv8c

ü                            Rafinha 2.0

http://www.youtube.com/watch?=UI2m5KVrvg&euri=http%3A%2F%2Ftdeduc%2Ezip%2Enet%2F

ü      Web 2.0

          http://www.youtube.com/watch?v=X4n90pO-kRk
ü                            Did You Know 2.0

http://www.youtube.com/watch?v=I47Hcc7HHOM

ü      Shift Happens

http://www.youtube.com/watch?v=fhnWKg9B2-8

quarta-feira, 22 de maio de 2013


 *EAD Pesquisa sobre AEE- EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Entender Inclusão Escolar x Escola Inclusiva retratada nesse site é interessante, pois, o termo educação inclusiva presume a intensão da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
Observa-se que isto pode ser alcançado através de um ambiente de aprendizagem com grandes expectativas a respeito de seus alunos. Assegurar o direito à diferença é ensinar a incluir e, se a escola não tomar para si esta tarefa, a sociedade continuará perpetuando a exclusão nas suas formas mais sutis e, certamente a educação, um processo a mais, que nos desumaniza.
A partir das ideias do texto, estão disponíveis no site www.assistiva.com.br, vários textos que convidam a uma reflexão mais aprofundada sobre as bases da Inclusão Escolar.
Para saber mais: Links para Publicações e Textos (arquivos em formato PDF - requerem leitor tipo Adobe Reader):

terça-feira, 21 de maio de 2013

As conquistas e dificuldades em ser um aluno a distancia

                 
Título: Realizando Sonhos


Cursista: Estefânia Soares de Castro Nogueira

Município: Fortaleza

O presente relatório apresenta reflexões a respeito das conquistas e dificuldades em ser uma aluna a distância deste curso.
Ser uma aluna a distância da EAD com especialização em AEE é para mim uma grande conquista. Há um bom tempo procurava realizar esse sonho e nessa busca incessante me deparo hoje nesse desafio.
Fazer esse curso a distância já é resultados de mudanças na minha vida cotidiana. Sinto a necessidade de buscar novos conhecimentos, pois a ciência e a tecnologia têm avançado muito rápido, no entanto, preciso estar sempre me atualizando.
Com base nos textos lidos de José Manuel Moran, foi possível refletir que um bom curso a distância depende de um conjunto de fatores previsíveis e de uma “química”, uma forma de juntar os ingredientes que faz a diferença... O curso AEE é para mim essa forma de juntar esses ingredientes de novas aprendizagens e conhecimentos em que, estou aberta para lidar com esse ambiente de estudo diferenciado. Foi possível também refletir sobre as facilidades e dificuldades ressaltadas em que um bom curso a distância apresentam.
Dentre as facilidades do curso posso citar: a praticidade, uma maior conveniência de horários e locais para estudar, a troca de motivação/experiência entre colegas e tutor, o método respeitando a autonomia do aluno que prepara sua própria rotina de e constrói seu aprendizado com mais liberdade, transparência, profissionalismo e compromisso.
Quanto às dificuldades, percebi que durante meu processo inicial tive dificuldades de tempo, de organização e planejamento sobre quando e como estudar, já que para mim é uma experiência nova da qual não tinha o domínio de como atuar. Como também a de sentir falta da presença física do professor para esclarecer as dúvidas encontradas naquele momento. As dificuldades são e serão inúmeras, pois em pleno processo de mundo informatizado, saber manusear computadores, blogs sites e e-mails, para mim ainda é um tanto difícil ter que lidar com tantas informações, mas nada que seja impossível.
Até o presente momento só tenho a ganhar enquanto aluna de um curso a distância, pretendo aproveitar o máximo as oportunidades que a EAD proporciona e vencer os desafios que toda nova experiência oferece.

                                                    Estefânia